Em 16 de novembro de 1999, começou em Juiz de Fora a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde que passaram por um processo seletivo público e posteriormente por um curso de capacitação. Na época, com aproximadamente 160 agentes, insatisfeitos com gestores da época foi formada uma comissão composta por líderes e representantes de cada UBS a qual passou a reivindicar melhorias nas condições de trabalho, tal como vale transporte, insalubridade, uniformes e EPI.
Devido ao esforço e a conquista de alguns direitos pela comissão somado ao crescimento do número de agentes aprovados em um novo processo seletivo em 2003 mais a necessidade de reivindicar por mais direitos, nasceu a associação em 2004, quando passou a ter maior reconhecimento pelas autoridades municipais.
Porém, a luta não parou por aí, pois precisávamos permanecer pleiteando pelas reivindicações anteriores. Em 25 de novembro de 2006 eis que surge o SINDACE-ZMMG para empoderar a lutas e conquistas vindouras não só para os ACS mas também para os Agentes de Combate à Endemias que tornaram-se profissões assemelhadas em virtude da Emenda Constitucional nº 51/ 2006 e a Lei Federal 11.350/ 2006.
Através do sindicato nossas reivindicações ganharam força alcançado direitos, tais como: vale-transporte para todos, independentemente, da
distância em que o Agente Comunitário de Saúde residisse da Unidade Básica de Saúde. Conquistamos a insalubridade, além de uniformes, crachás, EPIs
(equipamento de proteção individual). Além da conquista para os ACE que através de um Termo Aditivo foi possível o retorno dos ACE para o antigo pronto-socorro, bem como, um aumento de 20% para estes.
Resumindo, o Sindace-ZMMG nasceu da vontade e determinação de alguns ACS de Juiz de Fora que incluindo posteriormente os ACE, para
representação em 54 municípios da Zona da Mata de Minas Gerais totalizando aproximadamente 2.500 profissionais entre ACS e ACE.
Our team
Nossos principais pilares
Missão
Representar de forma ética, democrática e solidária os interesses dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Zona da Mata de Minas Gerais, objetivando defender seus direitos e o cumprimento de seus deveres junto às administrações municipais. Lutar por melhores condições de trabalho, alcançando o respeito e valorização de cada trabalhador. Orientar, assessorar, qualificar e oferecer serviços que facilitem a vida destes profissionais, representando-os em todos os níveis.
Visão
Ser um sindicato referência pela seriedade e comprometimento com as demandas das categorias representadas, pautando-se na prestação de serviços de qualidade e realização de ações permanentes que visem promover o fortalecimento e representatividade sindical.
Valores
Zelar pela qualidade na mobilização da categoria, participação democrática e transparente dos trabalhadores no planejamento de ações, bem como na realização destas, com foco nas reivindicações dos trabalhadores, pautado na ética e responsabilidade nas questões ligadas às negociações.
Localização
Rua Santa Rita, 454 Sala 303 – Centro – Juiz de Fora / Minas Gerais
32 . 98844-0327