Veja os principais pontos acordados entre o Sindace ZMMG, Associação dos ACSs e Prefeitura, na reunião ocorrida hoje, dia 27/06:
A proposta foi a readequação da jornada dos ACSs em 34h assistenciais e 6h online/virtual. Diante disso, durante a reunião, ficou estipulado que as 6 horas serão divididas da seguinte maneira: 1h de reunião de equipe; 2 hs de planejamento e elaboração de relatórios; 3 hs de educação permanente ( em plataformas digitais com abordagens sobre temas importantes para a categoria).
Quanto à escala presencial, as 34 hs serão distribuídas com carga diferenciada por dias da semana: 6 hs e dois dias com carga horária de 8 hs: segundas e terças-feiras de 7h às 17h ( com intervalo de almoço de 11h às 13h); e quartas, quintas e sextas-feiras de 7h às 13h.
Em relação às visitas domiciliares, a Prefeitura sugeriu uma meta de 45 visitas semanais. Quanto ao trabalho aos sábados, ficou acordado que será facultativo, com autonomia para os próprios ACSs. Já sobre o trabalho da Zona Rural e outras especificidades serão discutidos à parte, em outra oportunidade.
